De A a Z dicas importantíssimas para quem quer fotografar retratos com qualidade e beleza sem deixar de lado as técnicas e a inovação de buscar ideias novas.
Se você é um dos viciados em fotografar retrato está no lugar certo. Abaixo temos uma lista de dicas essenciais para quem quer obter resultados de deixar o queixo cair ao retratar uma pessoa. Seja para guardar de lembrança ou para faturar um dinheirinho com as fotos.
A
Amar o que faz. As pessoas buscam fotografias com sentimentos, que despertem sensações boas dentro de si, amar o que faz é meio caminho para conseguir transmitir emoção em suas fotos.B
Bebês além de lindos e espontâneos, os bebês são fotogênicos. Tanto os recém nascidos como os já maiorzinhos, por isso é importante aproveitar os momentos em que eles estão dormindo, mamando, sorrindo ou até mesmo chorando.
C
Criança é um assunto delicado e precisa de um cuidado especial. Uma dica sem sombra de dúvida importante é aumentar a velocidade de exposição para conseguir captar fotos nitidez, já que elas não param quietas.
D
D
Deixe a pessoa fotografada à vontade. Converse, explique o que está fazendo, mostre algumas fotos no visor da câmera, passe confiança e assim suas fotos saíram lindas.
E
Ensine: toda vez que aprender algo novo procure repassar esse conhecimento. Muitas vezes ensinar é a melhor formar de aprender.
F
Focar nas janelas da alma. Dizem que os olhos são as janelas da alma, então aproveite essa característica tão individual de cada rosto e fotografe.
G
Grande Angulares também servem para retratos. Você pode usar um background característico para dar mais personalidade ainda á foto. Se seu objetivo não seja destorcer o rosto do retratado evite enquadrá-lo nas beiradas do quadro.
H
H
Homens normalmente querem parecer “másculos” e imponentes nas fotos. Para conseguir esses efeitos algumas das poses mais recomendadas é braços cruzados, mãos nos bolsos e um olhar baixo.
I
Iluminação é a palavra chave para fotografias bonitas. Use bem os métodos de iluminação natural, flash, difusores e refletores.
J
Tenha um Jeito cativante para envolver o retratista e assim fazer com ele fique desinibido.
L
Enquadre nas Laterais. Inove, evite colocar o fotografado no centro da foto, faça enquadramentos diferentes.
M
Mulheres devem ser fotografadas com um toque especial, para que elas se sintam ainda mais bonitas e femininas.
N
Desistir Nunca. Como disse Henri Cartier-Bresson: “As nossas primeiras dez mil fotos sempre são as piores”.
O
Antes de fotografar, OLHE! A observação é um detalhe fundamental na fotografia, não se esqueça de observar a locação e as características do retratado para fazer um mapa mental de fotos que podem ser produzidas e terão um resultado bom.
P
Produção é um dos itens mais importantes de um retrato. Maquiagem (ou a falta dela) e roupas características fazem toda diferença na hora de fotografar, dando uma personalidade à foto.
Q
Quem te inspira? Não é feio imitar quem te inspira, isso é até um fator importante no desenvolvido de um estilo fotográfico próprio. Por isso não deixe de procurar bons exemplos.
R
Ria e faça seu retratado rir. Isso deixa os retratos mais espontâneos, fáceis, divertidos e de uma beleza natural.
S
Saber como funciona sua câmera é importantíssimo. Então não deixe de ler o manual de frente para trás e de trás para frente e teste todas as configurações da câmera.
T
T
Treine muito! Uma dica legal para quem está começando e até mesmo quem está desse ramo da fotografia há muito tempo, é treinar. Pegue alguns amigos e os “use” para treinar idéias e técnicas novas. O treinamento leva a perfeição e conhecimento do seu estilo.
U
Use conhecimento de fotografia, mas principalmente de relações interpessoais para conseguir retratos com máxima beleza possível.
V
Viaje e aproveite os novos lugares para fotografar não só paisagem, mas as pessoas e suas tradições locais.
Z
O ZOOM pode ser usado sem medo. Com longas distâncias focais se preserva o rosto do retratado, isso quer dizer que, com o zoom não se distorce o rosto ao dar um close.
Referência:
Claúdia Regina
www.dicasdefotografia.com.brCréditos:
http://fotografeumaideia.com.brFotos: Ana Waléria http://www.flickr.com/photos/anawaleriadias



0 comentários:
Postar um comentário